quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vontade Tirânica

 

“(...) um filosofia começa a acreditar em si mesma. Ela sempre cria o mundo à sua imagem, ela não pode fazer diferente; a filosofia é esse impulso tirânico mesmo, a mais espiritual vontade de poder, de “criação do mundo”, de causa prima.” (NIETZSCHE, Ecce Homo pag. 29. 2008)

O Clã


“Todo homem seleto busca instintivamente seu castelo e seu reconhecimento, onde ele esteja a salvo da massa, da multidão, da maioria, onde lhe seja permitido, como sua exceção, esquecer da regra “homem”. (...) que ele sempre se esquive deles e permaneça, como foi dito, quieto e orgulhoso, escondido em seu castelo, então uma coisa é certa: ele não é feito, não é predestinado para o conhecimento. Pois, se fosse, um dia ele teria de dizer a si próprio: “Que o diabo leve meu bom gosto! A regra é mais interessante do que a exceção – do que eu, exceção! (...) toda companhia é má companhia, exceto a de nossos iguais. (...)” (NIETZSCHE, Ecce Homo. Pag 51. 2008)

Intensidade Natural

“Algo que é vivo quer sobretudo dar vazão à sua força – a vida mesma é vontade de poder - : a autoconservação é apenas uma das conseqüências indiretas e mais freqüentes disso. (NEITZSCHE, Ecce Homo. Pag 35. 2008)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Forças Opostas - Heráclito

       


  

  “O povo julga, por certo, conhecer algo fixo, pronto, permanente; na verdade, há em cada instante luz e escuro, amargo e doce lado a lado e presos num ao outro, como dois contendores, dois quais ora um ora o outro tem a supremacia. O mel, segundo Heráclito, é a um tempo amargo e doce, e o próprio mundo é um vaso de mistura que tem de ser continuamente agitado.” (HERÁCLITO, Pré-Socráticos. pag. 104. 1996)


 “O combate é de todas as coisas pai, de todas rei, e uns ele revelou deuses, outros, homens; de uns fez escravos, de outros livres.” (NIETZSCHE, Pré-Socráticos. pag. 93. 1996) 


            “As próprias coisas, em cuja firmeza e permanência acredita a estreita cabeça humana e animal, não têm propriamente nenhuma existência, são o lampejo e a faísca de espadas desembainhadas, são o brilho da vitória na luta das qualidades opostas.” (NIETZSCHE, Pré-socráticos. pag. 105. 1996)